quinta-feira, 1 de abril de 2010

Objetivos, Metodologia e Avaliação

Objetivo Geral

Discutir textos relevantes para a geografia em geral e para a geografia histórica em particular.

Objetivos Específicos

1. Discutir os conceitos de formação territorial e formação espacial;
2. Discutir possibilidades de aplicação para casos concretos de pesquisa;
3. Qualificar discentes e profissionais que futuramente possam se dedicar a essa área do conhecimento.

Metodologia e Avaliação

A metodologia aplicada para se alcançar os objetivos propostos será a discussão dos textos na forma de seminários. A carga horária, de 30 horas/aula, com três horas semanais, contempla a necessária reflexão entre um encontro e outro. Nesse semestre analisaremos a obra "Território e História no Brasil", de Antonio Carlos Robert Moraes, com a discussão sendo sequencial à estrutura da obra:

1, Geografia, História e História da Geografia
2. A geografia humana como história territorial
3. Estado e Território numa perspectiva histórica
4. Formação Colonial e Conquista de Espaços
5. O estado territorial no contexto periférico
6. Ideologias geográficas e projetos nacionais no Brasil
7. Geografia Política e História da Geografia no Brasil
8. Formação Territorial e Políticas Ambientais no Brasil
9. Teritório, Globalização e Periferia.

A ação contemplará as seguintes etapas: uma apresentação do que se espera e uma visão de conjunto dos aspectos a serem discutidos e posteriormente a realização de seminários conduzidos pelos participantes, coordenador e discentes. Como os participantes trarão experiências diversas, garante-se, nesse espaço de diálogo, a necessária multidiciplinariedade para a abordagem da geografia histórica.
A ação contará com mecanismos de acompanhamento e avaliação que estarão relacionados à participação efetiva (ou não) dos discentes, a proporção em que o coordenador terá que intervir para o bom andamento dos trabalhos. Também serão contemplados mecanismos de avaliação da absorção ou não dos conteúdos abordados. Será também solicitada uma avaliação pessoal de cada participante.

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